Seja Bem Vindo!!


A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, transmitindo mensagens, trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o ambiente no qual estão inseridas. Quando a comunicação em ambientes de trabalhos não é clara, surgem alguns problemas como a
falta de empatia, de relacionamento interpessoal e interação do grupo. O que certamente resultará em frustrações pessoais e baixo rendimento da produtividade exercida.

Este portal virtual tem como finalidade proporcionar um aprimoramento na comunicação em ambientes de trabalho. Passando algumas dicas e informações necessárias para um melhor desempenho nesta área. Compartilhando nosso conhecimento que se aprimora diariamente.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

10 Dicas para falar em público



"Ter uma boa postura e se comunicar bem garantem a você um diferencial na conquista de um emprego, de um novo cargo e de facilitar seus relacionamentos sociais ou seja a boa comunicação é extremamente necessária para garantir uma agradável socialização, permitindo que você exteriorize a mensagem que precisa transmitir de forma que o receptor possa compreender claramente.

Muitos universitários, executivos e administradores se comunicam muito bem numa roda de amigos, mas na hora de falar em público já não conseguem transmitir tanta segurança. É nesse momento que bate o medo, o nervosismo, a gagueja os tiques, dificultando que a mensagem seja passada com clareza e que o propósito final da apresentação seja cumprida.

Para desenvolver melhor a competência de falar em público, não basta seguir regras de uma boa comunicação, é preciso dedicação e treinamento. Como também sabemos que falar em cima de um palco para milhares de pessoas não deve ser visto como um bicho se sete cabeças, postamos aqui 10 dicas básicas e fáceis de fazer para uma boa apresentação. Guarde essas dicas com você e treine cada ponto delas, até que você se sentir autoconfiante.

1 - Apresentação pessoal: A sua aparência conta muito, então dê uma atenção as roupas que esta vestindo, aos sapatos e a sua higiene pessoal por que a primeira impressão é a que fica.

2 - Seja otimista: Se os discursos que fizeram na sua frente foram bons, não pense que você não possa fazer melhor, tenha pensamentos positivos quanto a sua apresentação, não antecipe erros que ainda não foram cometidos.

3 - Naturalidade: Seja você mesmo, aja naturalmente, não tente ser o que você não é, para que não soe artificial.

4 - Relaxe: Difícil pedir para que você fique calmo diante de uma multidão? Pode ser difícil, mas é necessário, por isso você precisa se esforçar, antes da sua apresentação faça um alongamento, estique as mãos, braços e pernas, faça movimentos circulares com o pescoço. Inspire profundamente pelo nariz e depois expire pela boca por algumas vezes.

Agora levante a cabeça e diga a você mesmo que sua apresentação será um sucesso!

5 - Postura e gesticulação: Mantenha uma boa postura, coluna alinhada, cabeça para cima. Quando estiver falando lembre-se de espalhar uma visão geral sobre todos os participantes ou seja enquanto estiver falando não fique com os olhos em um único lugar, olhe para o pessoas da esquerda, para as pessoas da frente, do fundo e da direita. Evite ficar rígido, parado, ande no palco de forma natural, evite deixar as mãos no bolso, nas costas ou mesmo cruzar os braços. Tenha cuidado com os tiques e as manias, não fique fazendo os mesmos movimentos toda hora como por exemplo sustentar o corpo sobre uma das pernas, andar apressadamente, ficar mexendo no cabelo ou se coçando. Caso você sinta muita dificuldade em onde colocar as mãos, segure na mão uma caneta ou o controle para slide.

6 - Voz, dicção e respiração: Faça diariamente um treinamento de respiração, encha os pulmões, coloque uma caneta transversalmente na boca e fique pronunciando as silabas. No momento da apresentação fale em tom alto, não fale rápido demais, facilite ao máximo para que os receptores possam compreender claramente sua mensagem.

7 - Vocabulário: Muito cuidado com o vocabulário, antes de iniciar sua apresentação procure saber o perfil do público ao qual você esta se dirigindo, qual a idade, a formação social, moral ou intelectual, assim você não corre o risco de falar palavras que o público desconheça ou mesmo de falar assuntos que não os simpatizem ou que firam a cultura deles. Lembrando também para manter cuidado com o mau palavreado e as gírias, para que não sejam utilizadas.

8 - Discurso: Para facilitar a organização da sua oratória , divida o discurso em 4 partes: saudação, tema, corpo da apresentação e encerramento.

9 - Medo: Se você é daqueles que quando vai falar em público começa a estremecer a dar um suador nas mãos, bom, você precisa se controlar. A melhor maneira para conseguir controlar é saber que você não é o único, todas as pessoas que vão falar em público sentem sensações diversas, umas ficam nervosas e depois conseguem relaxar, outras apenas tem seu ritmo cárdico mais acelerado devido a ansiedade, você não é tão diferente dos outros o que precisa fazer é se preparar e ter a certeza de uma coisa: “estou dominando o assunto”, se você não tiver domínio sobre o assunto, santo nenhum irá fazer milagre, se você leu bastante sobre o tema do seu discurso, sabe das atualidades sobre ele, conhece um pouco do histórico e conseguiu entender bem o que pretende transmitir, então você tem o bastante para passar a informação e se sentir seguro.

10 - O orador: Seja criativo, sorridente, interessado, entusiasmado e com muito jogo de cintura, desta forma não terá como você perder a calma se algum inconveniente acontecer. "

Fonte: Lidernato -   http://www.site.lidernato.com.br

Postado por Maria Carvalhal

Comunicação Empresarial


 "As pessoas que mais nos impressionam e que mais exercem influência 
positiva sobre os outros têm uma qualidade em comum:
SÃO EXCELENTE COMUNICADORES"

POSTADO POR: Jéssica Pires