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A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, transmitindo mensagens, trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o ambiente no qual estão inseridas. Quando a comunicação em ambientes de trabalhos não é clara, surgem alguns problemas como a
falta de empatia, de relacionamento interpessoal e interação do grupo. O que certamente resultará em frustrações pessoais e baixo rendimento da produtividade exercida.

Este portal virtual tem como finalidade proporcionar um aprimoramento na comunicação em ambientes de trabalho. Passando algumas dicas e informações necessárias para um melhor desempenho nesta área. Compartilhando nosso conhecimento que se aprimora diariamente.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Comunicações informativas e persuasivas no ambiente de trabalho

Comunicação informativa no trabalho
São todos os assuntos que os colaboradores precisam ou estão interessados em saber. Este tipo de comunicação trata de divulgar mensagens que motivam os trabalhadores e visam a mobilização. As mensagens abordam temas relacionados com três áreas principais: o sistema de produção; a empresa, os seus objectivos e o meio onde ela se insere; e a organização interna.
A comunicação informativa tem a função de:
a)     permitir a compreensão dos vários factores técnicos, comerciais e humanos em causa, assim como as dificuldades e as obrigações que afectam os empregados;
b)     permitir desencorajar conjecturas ou a deturpação de factos e a informação errónea, com todos os equívocos que diminuem a eficácia do trabalho individual;
c)     proporcionar aos seus colaboradores a compreensão da organização e dos seus problemas, diminuindo os temores e as suspeitas que possam ter no seu trabalho relativamente à direcção;
d)     facilitar o sentimento de orgulho e a satisfação que todos procuram no seu trabalho, tornando-os capazes de se exprimirem em todos os níveis da hierarquia.
Ao aumentar o seu interesse pela organização, os empregados identificam melhor os seus próprios interesses com os da organização.
Em suma, a boa comunicação informativa combate a estagnação e promove um fluxo de conhecimentos ou informações que afectam a eficácia dos trabalhadores e o progresso da organização.

Comunicação persuasiva no trabalho:

A comunicação persuasiva é a comunicação que funciona. Uma coisa é você tentar se comunicar, outra, é você conseguir se comunicar bem, de forma a obter um feeback, uma reação do seu receptor.
A persuasão chega a ser mais importante que o convencimento. No convencimento a pessoa foi con-“vencida”, às vezes até por algo em troca. Na persuasão a pessoa fica encantada com você, e faz o que você sugere por empatia, sem obrigação.
A comunicação persuasiva serve para você fazer parceiros duradouros, através de palavras bem faladas.

Em que setores posso aplicar esse método?
Em vários setores da nossa vida, seja em uma venda, com sua equipe no trabalho, ou nos seus relacionamentos interpessoais. Até para conquistar um emprego ou para ser promovido você pode usar a comunicação de forma persuasiva.

Postado por: Francielis Sacramento