Seja Bem Vindo!!


A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, transmitindo mensagens, trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o ambiente no qual estão inseridas. Quando a comunicação em ambientes de trabalhos não é clara, surgem alguns problemas como a
falta de empatia, de relacionamento interpessoal e interação do grupo. O que certamente resultará em frustrações pessoais e baixo rendimento da produtividade exercida.

Este portal virtual tem como finalidade proporcionar um aprimoramento na comunicação em ambientes de trabalho. Passando algumas dicas e informações necessárias para um melhor desempenho nesta área. Compartilhando nosso conhecimento que se aprimora diariamente.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Modelo de comunicação no ambiente de trabalho

Um sistema ou modelo de comunicação serve para troca de dados (informações). Diferentes modelos demostram a importância que a comunicação no ambiente de trabalho vem assumindo em face do novo cenário globalizado. Seus elementos básicos são:
• Fonte: Quem envia a mensagem;
• Codificador: Transforma e codifica os dados;
• Canal: Meio pelo qual a mensagem é transmitida;
• Mensagem: Informações transmitidas;
• Decodificador: Decodifica a mensagem;
• Receptor: Quem recebe a mensagem;
• Feedback: Resposta do receptor para o emissor.

O modelo transacional enfatiza o feedback, isto é, como a mensagem é recebida e entendida, particularmente através da manifestação não verbal, a qual pode substituir o feedback verbal. Ou seja, interessa o comportamento manifestado, não apenas expresso verbalmente.
O processo do modelo transacional difere fundamentalmente do modelo de transferência de informação ao considerar o significado da mensagem, como é recebida e entendida, isto é, como o receptor irá desconstruir/construir o significado da mensagem recebida.

Modelo de COMUNICADO INTERNO:

De: Diretoria
Para: Colaboradores


Comunicamos a todos os colaboradores que, na próxima quinta-feira, dia XX/XX/XXXX, no período vespertino, será realizada em nosso centro de eventos uma palestra ministrada pelo Dr. Orestes Oristeu, abordando o tema Administração Eficiente do Tema.

Em virtude disso, não haverá expediente no período, sendo que todos os colaboradores estão convidados a participar da palestra.



(nome)
(cargo)

Exemplo muito interessante e divertido de como funciona a comunicação interna mal decodificada dentro de uma empresa:

De: Presidente
Para: Diretor

Na próxima segunda feira, aproximadamente ás 20:00 horas, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um fenômeno que ocorre a cada 76 anos.
Assim peço que os funcionários estejam reunidos no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles.
Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

De: Diretor
Para: Gerentes

Por ordem do presidente na sexta-feira às 20:00 h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fabrica.
Se chover os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

De: Gerentes
Para: Chefes de Produção

A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fabrica, usando capacete, pois vai ser
apresentado um filme sobre segurança na chuva. O diretor levará a demonstração para o pátio da fabrica.

De: Chefes de Produção
Para: Supervisor de Turnos

Na sexta-feira, o diretor, pela 1ª vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado
um show sobre segurança na chuva. O diretor levara sua banda para o pátio da fabrica.

De: Supervisor de Turnos
Para: Funcionários

Todo mundo nú, sem exceções, deve estar no pátio da fabrica, na próxima sexta-feira, ás 20:00 hs, pois o manda-chuva (Presidente) e o sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme ‘Dançando na chuva’. Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

Aviso para todos! (ou a famosa rádio-peão)
Na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa ás 20:00 hs no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda-chuva, ‘BILL HALLEY E SEUS COMETAS’. Todo mundo nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva.

Fontes:http://www.tudobox.com/425/modelo_de_comunicado_interno.html
http://www.hephesto.com/agrega/?p=303

Portado por Franciellis Sacramento