Seja Bem Vindo!!


A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, transmitindo mensagens, trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o ambiente no qual estão inseridas. Quando a comunicação em ambientes de trabalhos não é clara, surgem alguns problemas como a
falta de empatia, de relacionamento interpessoal e interação do grupo. O que certamente resultará em frustrações pessoais e baixo rendimento da produtividade exercida.

Este portal virtual tem como finalidade proporcionar um aprimoramento na comunicação em ambientes de trabalho. Passando algumas dicas e informações necessárias para um melhor desempenho nesta área. Compartilhando nosso conhecimento que se aprimora diariamente.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comunicação nas Organizações



A necessidade de comunicar-se surge desde quando surge a vida.
Torna-se fundamental expressar os sentimentos, anseios e opiniões, desde quando a criança nasce ou até mesmo durante a getação(onde mães se comunicam com seus bebês).
O fato é, que em todos os aspectos de nossas vidas, precisamos nos comunicar. E se tratando de organizações não poderia ser diferente, a maioria dos problemas não resolvidos numa Organização é devido à falta de comunicação.
No decorrer deste semestre vimos que são muitos os fatores que impedem a realização de uma boa comunicação, como: não ter habilidade de ouvir; não ser objetivo(impedindo que o outro saiba realmente o que você deseja); não saber escolher o canal certo ao transmitir sua mensagem; permitir ruidos na sua comunicação, dentre outros.
Logo vemos que não basta apenas nos comunicar, é preciso fazer isso com eficiencia para que o objetivo possa ser alcançado, principalmente dentro de uma Organização onde a realização de tarefas, de alguma forma, dependem sempre da comunicação.

  
O papel da comunicação na circulação das informações dentro das empresas

"O processo da comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os meios utilizados enquanto a eficácia está relacionada com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado, ou seja, uma deve completar a outra.
O destinatário fornece retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada.
A Comunicação significa compartilhar, e não apenas falar ou escrever. Ela envolve uma ponte de duas mãos, um tráfego duplo onde transitam significados que tornam comuns entre duas ou mais pessoas.
A qualidade da comunicação interna é um fator essencial para o sucesso das empresas diante de uma concorrência cada vez mais ágil e agressiva. Entretanto, de um lado, existe a necessidade de ser estudada a forma como essas empresas elaboram os comunicados internos a seus colaboradores, e de outro, a forma como estes comunicados são interpretados por eles.
Quando essa comunicação é realizada de modo competente, proporciona boas relações entre os funcionários e integra-os ao cotidiano de trabalho ao divulgar com transparência as decisões e objetivos da empresa. Também pode tornar-se um diferencial competitivo nas relações com clientes.
A comunicação assume cada vez mais importância global, incentivando o público interno da empresa a gerar e a repassar informações para os diversos setores nela existentes e consequentemente aos clientes e à própria organização, principalmente os funcionários.
Foram criados vários instrumentos para favorecer a circulação das informações nas empresas, dentre as ferramentas e modalidades que compõem a comunicação interna, podemos citar as publicações impressas (jornais, revistas, boletins); o jornal mural; a intranet; os newsletters eletrônicos; os vídeos institucionais e os folders.
Em síntese, um programa consistente de comunicação evita desvios de informação, cria uma cadeia de responsabilidades e capacita o funcionário como um multiplicador consciente das metas da empresa.
Conclui-se que o cuidado, a qualidade, os meios utilizados para a comunicação interna tornam-se diferenciais no sucesso de uma organização, levando-se em consideração uma concorrência mais acirrada em um universo cada vez mais globalizado.

Hoje a comunicação interna é vista como uma ferramenta estratégica, sinônimo de processo de comunicação alicerçada no planejamento estratégico da organização.
Esse processo ágil resulta, dentre outras melhorias, em confiabilidade entre os colaboradores e líderes e informações rápidas na tomada de decisão".
Amanda Boschiero Galasso, Vinicius Guitar E. dos Santos y Maria do Rosário R. Salles *(http://www.eumed.net/rev/turydes/05/gss.htm).


Postado por: Jéssica Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário