O tema abordava seus principais teóricos e teorias, suas contextualizções históricas até sua aplicação na atualidade, dentre outras coisas que foram abordadas destacou-se:
OS 6 C’S de PHILLIP CROSBY
- Compreensão – é preciso perceber e entender o significado de Qualidade
- Compromisso – a alta direção aplica a política de Qualidade na Organização
- Competência – implantar melhoria da qualidade através de métodos adequados
- Comunicação - para que todos adquiram a cultura corporativa da Qualidade - padronizando a comunicação.
- Correção – baseada na prevenção e no desempenho dos processos e nos indivíduos
- Continuação – enfatiza o processo de Melhoria da qualidade
Será que é suficiente para uma empresa ter uma equipe talentosa e motivada para obter sucesso? Creio que se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana desse grupo. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário que deve merecer grande atenção.
Entende-se por comunicação interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram. Ela não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal entre os segmentos do público interno e a comunicação ascendente que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicação. Nas organizações em que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriado mesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos.
Alguns especialistas afirmam que há cinco Cs para uma comunicação interna eficaz: clara;consistente; contínua e freqüente; curta e rápida; e completa. Isso quer dizer que o foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo.
E por isso a comunicação é facilitadora quando usada de forma adequada.
Vídeos da apresentação:
1ª PARTE:
2ª PARTE
Postado por Jéssica PiresFonte:
http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/14/a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-empresas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário