Seja Bem Vindo!!


A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, transmitindo mensagens, trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o ambiente no qual estão inseridas. Quando a comunicação em ambientes de trabalhos não é clara, surgem alguns problemas como a
falta de empatia, de relacionamento interpessoal e interação do grupo. O que certamente resultará em frustrações pessoais e baixo rendimento da produtividade exercida.

Este portal virtual tem como finalidade proporcionar um aprimoramento na comunicação em ambientes de trabalho. Passando algumas dicas e informações necessárias para um melhor desempenho nesta área. Compartilhando nosso conhecimento que se aprimora diariamente.

domingo, 28 de novembro de 2010

Seminário De TGA - Tema: Qualidade Total - ADM UFBA

No dia 25/11/2010 alunos do curso de Administração da UFBA, apresentaram o seminário com o tema QUALIDADE TOTAL, orientados pelo professor Carlos Federico.
O tema abordava seus principais teóricos e teorias, suas contextualizções históricas até sua aplicação na atualidade, dentre outras coisas que foram abordadas destacou-se:

OS 6 C’S de PHILLIP CROSBY
  1. Compreensão – é preciso perceber e entender o significado de Qualidade
  2. Compromisso – a alta direção aplica a política de Qualidade na Organização
  3. Competência implantar melhoria da qualidade através de métodos adequados
  4. Comunicação -  para que todos adquiram a cultura corporativa da Qualidade - padronizando a comunicação.
  5. Correção – baseada na prevenção e no desempenho dos processos e nos indivíduos
  6. Continuação – enfatiza o processo de Melhoria da qualidade

Será que é suficiente para uma empresa ter uma equipe talentosa e motivada para obter sucesso? Creio que se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana desse grupo. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário que deve merecer grande atenção.
Entende-se por comunicação interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram. Ela não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal entre os segmentos do público interno e a comunicação ascendente que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicação. Nas organizações em que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriado mesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos.

Alguns especialistas afirmam que há cinco Cs para uma comunicação interna eficaz: clara;consistente; contínua e freqüente; curta e rápida; e completa. Isso quer dizer que o foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo.
E por isso a comunicação é facilitadora quando usada de forma adequada.


Vídeos da apresentação:
1ª PARTE:
2ª PARTE
Postado por Jéssica Pires
 Fonte:
 http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/14/a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-empresas/

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